*Diretor do Hospital Regional Devanir Junior participa da Audiência Pública em Coxim que discute implantação do piso dos profissionais da en
Nesta terça-feira (27/06), foi realizada na Câmara Municipal de Coxim de uma audiência pública para discutir a implantação do piso salarial dos profissionais da enfermagem no município. A discussão reuniu diversas autoridades do poder executivo e legislativo, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e demais profissionais da área, com o objetivo de analisar os impactos da lei federal do novo piso da categoria.
O Plenário da Câmara estava totalmente lotado, evidenciando a importância e a urgência do tema discutido, dentre eles, as condições de trabalho, a valorização da profissão e a necessidade de adequação dos salários dos profissionais de enfermagem.
O município tem enfermeiros concursados com 20 horas e assim que se cumprir todas as etapas de finalização do julgamento do Supremo Tribunal Federal, o Governo Federal refazer os cálculos, para aos valores que vão ser repassados ao município, e tão logo o projeto de lei seja enviado para Casa de Leis e seja aprovado. Para isso, é importante que essa Comissão de Trabalho atue junto com Executivo, Legislativo, sindicatos e representantes da categoria para que isso seja resolvido e, de fato, o piso seja implantado para a categoria.
A audiência pública sobre o piso dos profissionais da enfermagem em Coxim foi um importante passo para dar voz aos profissionais da área e buscar melhorias em suas condições de trabalho e remuneração. A participação da população e das autoridades presentes demonstrou a união em torno dessa causa, reforçando a importância de se promover mudanças significativas para a valorização dos profissionais da enfermagem no município.
Como resultado da audiência, foram encaminhadas medidas para solucionar o problema. Uma comissão, composta por representantes do poder público (executivo e legislativo), profissionais da enfermagem e sindicatos, será formada para discutir e propor ações concretas para a implantação do piso salarial. A comissão terá como objetivo principal encontrar uma solução para entender as especificidades do município com relação a Lei Federal e resolver este problema.
Para o Diretor do HR, Devanir Junior. “Nós, o prefeito Edilson Magro, o Secretário de Saúde Flavio Dias e minha equipe financeira do HR, estamos esperando a dotação financeira e a verba entrar para fazer a implantação do piso salarial da enfermagem”.
O prefeito Edilson Magro, o secretário de Saúde, Flávio Dias e a direção do Hospital Regional Coxim participaram da Audiência Púbica, apresentaram os impactos financeiros da implantação do piso na folha, assumiram o compromisso de implantar o piso e se mostraram abertos a negociação com a categoria.